Sociedade Italiana

Onde ontem acolhia-se imigrantes, hoje bate o coração de um museu...

Histórico

E no dia 4 de novembro de 1924 era inaugurada a sede social da Sociedade Italiana de Bariri.
Um local para acolher seus conterrâneos, instruí-los e ajudá-los e conseguir novas e boas oportunidades em terras brasileiras.
A sociedade italiana se tornou um porto seguro para aqueles que navegavam dias e mais dias de um continente para o outro para fugir da extrema pobreza e violência que seu país passava na época.
E, talvez por isso, o maior princípio da Sociedade italiana, que inclusive constava em seu estatuto oficial, era o caráter beneficente.

Preservação

Com o tempo, a antiga sede da Sociedade italiana acabou figurando em atividades diversas. A ótima localização do prédio, no que era agora o centro da cidade, despertou o interesse de várias pessoas. A Santa Casa acabou alugando o prédio que se tornou o Fórum de Bariri, Coletoria Estadual de Impostos, uma pequena Balada, um delicioso restaurante da saudosa Dona Carmen, e por fim, uma locadora de vídeos muito conhecida na cidade.
Após anos praticamente abandonado, o prédio ganhou um projeto que se iniciou em 2017 com uma grande reforma e em 2018, após muito trabalho, qual uma flor de lótus que brota de águas lodosas, o prédio ao ser resgatado, desabrochou magnificamente, mostrando todo seu esplendor, toda sua gloria e majestade histórica!